sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Relatório do Curso- Introdução Digital

O Curso de Informática na Educação, oferecido pelo MEC, ministrado pelo NTE ( Núcleo de Tecnologia Educacional,Formação Continuada em Tecnologia Educacional e PROINFO Integrado, Secretaria do Estado, teve abertura em 25/05/09, no Laboratório de Informática da Escola Herzelino, com a apresentação da professora, dos participantes e do objetivo do curso: Promover inclusão digital aos professores e gestores de escolas públicas e dinamizar os processos de ensino e se aprendiagem. Sendo que o curso ofereceu Mídias ( integração escola e computador), o material consta de um cd, acessom à Internet, TV e uso no dia-a-dia.Assistimos a slides e vídeos sobre o curso e conhecimento básico dos recursos que o computador oferece.
O segundo encontro aconteceu em 12/06/09. Foi apresentado o sistema operacional LINUX e seus usuários: root, professor e aluno, alteração de horário no relógio, criação de arquivos: odt linux e doc windows, criação de pastas, subpastas:textos e imagens; arrastar, deletar arquivos. Também conhecemos o programa Writer (recurso), tabelas, linhas, colunas. Aprendemos a inserir linhas, formatar tabelas, colorir células, as propriedades: plano de fundo, captura de imagens da Internet, navegar off-line com cd do Curso. Treinamos como navegar na Internet,como acessar o blog do NTE e links, conhecemos sites educacionais,aprendemos sobre Blog, como criar e acessá-los em postagens, como adicionar imagens nas postagens, elaborar perfil, comentários em blogs e exercitamos nos blogs das colegas.
No terceiro encontro, em 26/06/09, foi dado sequência ao curso, trabalhando com IMPRESS (slides:inserir, modelos de slides, barra de comandos, ferramentas, formatação(plano de fundo, preenchimento, textura gráfica e cor), o uso de bitmap(importar imagens), inserir imagens capturadas na Internet, blocos de texto, texto, clipart, animação persolnaliada, transição de slides, salvar odp no LINUX e ppt MICROSOFT. A diferença entre power point e microsoft e o impress (broffice). Navegamos no blog do cuso, inserindo links para blogs de colegas,fizemos postagens, alterações,correções e links laterais.
Em 11/08/09, retomamos o curso com o quarto encontro, onde aprendemos a utiliar um e-mail, enviar mensagens, vimos exemplos do uso pedagógicodo blog, planejamento de aulas (Impress), adicionar lista (links) de colegas, links interessantes, postagens comsuperlinks, inserir imagens com texto nas postagens, alteração de layout, mudança de cor do blog, links laterais, apresentação de trabalhos individuais com a ferramenta IMPRESS.
No quinto encontro, em 13/08/09, aprendemos a utiliar a ferramenta Broffice calc, trabalhando com planilha eletrônica com reconhecimento dos ícones na barra de ferramenta, com a identificação de: linha, cor e célula. Aprendemos a somar colunas, usando fórmulas, formatamos, delimitamos espaço, foi deita a mescla de células, o acréscimo de borda, a cor de fundo,a transformação de valores em moeda corrente, a inserção de gráfico e auto formatação.
No dia 25/09/09, no sexto e último encontro, encerrando o urso de Introdução Digital - 40 horas,acessamos a Internet, fizemos pesquisas em vídeos no site do YOU TUBE, fizemos postagens em nosso Blog, no Google, utilizamos o Docs, arquivos do PDE( arquivo para Internet), acessamos links para escolha de modelos de relógio no site para cada blog.(web 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário